A cultura escrita desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo e no desenvolvimento das sociedades. Desde os primórdios dos tempos, o homem sentiu a necessidade de se comunicar com seus semelhantes. Das escrituras rupestres registradas em cavernas, hieróglifos, passando pela revolução da prensa móvel de Gutenberg em 1945 que viabilizou a impressão de textos até a leitura em telas de computadores, celulares e tablets, o ato de ler ultrapassa os tempos.
Por isso, as habilidades de leitura envolvem a construção de significados, a ampliação das possibilidades de comunicação e o exercício da cidadania. No curso A cultura escrita e sua função social na formação de crianças leitoras, você poderá compreender como a escrita e suas facetas contribui para a formação de leitores na infância, para que se tornem sujeitos reflexivos, críticos e capazes de intervir no mundo em que vivem.
Segundo o historiador do livro Roger Chartier (1999, p. 13) na obra A ordem dos livros: leitores, autores e biblioteca na Europa entre os séculos XIV e XVIII, “a leitura é sempre uma prática encarnada em gestos, em espaços, em hábitos”.
Ao longo do curso, discutiremos a importância do acesso à cultura escrita desde a Educação Infantil, identificando as formas de aproximação das crianças à cultura escrita, bem como reconhecendo o professor como um importante mediador da função social da escrita no cotidiano das crianças dentro do ambiente escolar.
Junte-se a nós nessa jornada pela cultura escrita e seu impacto social!
Capacitar os participantes acerca das implicações da cultura escrita para a formação de leitores na infância, a fim de que criem práticas de leitura que estimulem o desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças.
AULAS GRAVADAS
Cursos com profissionais, metodologias e estruturas de referências no mercado.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 13:00 às 20:00
Whatsapp: (47) 99261-7455
Telefone: 0800 600 0005
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.